Ceratocone: O que é?

Ceratocone e seu tratamento com cross-linking

Ceratocone: O que é?

Ceratocone: O que é? 792 348 Mauro Chies

É uma doença na qual a córnea (a estrutura mais externa do olho, em forma de lente) aumenta sua curvatura de forma irregular e assume formato de cone. Esta alteração causa astigmatismo com irregularidade, o que leva a distorção das imagens e determina limitação para a correção do grau com lentes de óculos e lentes de contato gelatinosas. Apesar do ceratocone ter um componente genético importante e poder levar a uma acentuada perda de visão, raramente leva a cegueira.

A doença é bilateral (acomete ambos os olhos) e tem caráter progressivo, porém é comum haver assimetria entre os olhos (um dos olhos ser mais acometido). Inicia-se geralmente na adolescência, afeta um pouco mais as mulheres do que os homens, e evolui geralmente até 30 ou 35 anos, quando geralmente ocorre uma estabilização natural.

Há vários métodos de tratamento da doença que vão do simples uso de óculos até o transplante de córnea, método irreversível, utilizado apenas em casos graves.

Na maioria das vezes o ceratocone é bem manejado com o uso de lentes de contato especiais, chamadas gás-permeáveis, aliadas a procedimentos cirúrgicos menos invasivos como o “crosslinking” e o implane de anéis intracorneanos.

Seja qual for o grau de acometimento pelo ceratocone, o paciente dispõe de várias alternativas terapêuticas.

Visite-nos e saiba detalhes dos diferentes tratamentos que a Clínica Visão dispõem para essa e outras patologias oculares.

Mauro Chies

Médico Oftalmologista, formado pelo Instituto Penido Burnier de Campinas (IPB). Título de Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO. Membro da Sociedade Americana e Européia de Cirurgia de Catarata e Cirurgia Refrativa.

Ver mais de Mauro Chies

Leave a Reply

AGENDE SUA CONSULTA

(54) 3419-7199

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS
VENHA ATÉ NÓS

Entre em contato com nosso atendimento.