Oftalmologia Geriátrica

Oftalmologia Geriátrica

Oftalmologia Geriátrica 1200 628 Mauro Chies

A faixa etária acima dos 60 anos corresponde a uma parcela cada vez maior da população e com expectativa de vida cada vez maior é natural que a medicina se debruce especialmente sobre esse grupo de pessoas. As estimativas para o ano 2025 são de que o Brasil terá a sexta maior concentração de idosos do mundo – acima de 32 milhões, quase 13% da população, e a prevalência de doenças oculares aumenta consideravelmente com a idade.

Um detalhe importante é o perfil do idoso atualmente, que é muito diferente daquele de décadas atrás e será ainda mais diferente nas próximos. Seremos cada vez mais ativos fisicamente e mentalmente, usaremos cada vez mais dispositivos eletrônicos pessoais, viajaremos mais, teremos uma segunda carreira profissional, etc. Estas demandas obviamente necessitarão de uma visão aguçada.

Os olhos envelhecem junto com os indivíduos e é inevitável que alguns problemas se apresentem em determinadas épocas da vida; após os quarenta anos de idade surgem as dificuldades para enxergar de perto e aumenta muito o risco de glaucoma (pressão alta dos olhos). Após os cinquenta anos as mulheres sofrem muito com a síndrome do olho seco que acompanha a menopausa. Após os sessenta anos a presença de catarata aumenta exponencialmente e degenerações progressivas da retina também. Isso sem contar com a influencia direta de doenças sistêmicas e crônicas como diabetes e hipertensão que impactam diretamente a saúde dos olhos.

Sem tratamento adequado essas patologias podem ter graves consequências, até mesmo irreversíveis, não só para a visão mas para a qualidade de vida em geral (o risco de quedas e fraturas graves aumenta muito com a baixa visão), levando ao isolamento social, depressão e as suas consequências.

Recomenda-se que todas as pessoas consultem o oftalmologista anualmente e caso alguma dessas patologias acima estejam presentes essa frequência pode se tornar mensal. Consulte seu oftalmologista e saiba mais sobre prevenção e tratamento dos problemas oculares da idade.

Afinal, até mesmo a rainha Elisabete II precisou submeter-se a uma cirurgia de catarata.

Mauro Chies

Médico Oftalmologista, formado pelo Instituto Penido Burnier de Campinas (IPB). Título de Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO. Membro da Sociedade Americana e Européia de Cirurgia de Catarata e Cirurgia Refrativa.

Ver mais de Mauro Chies

Leave a Reply

AGENDE SUA CONSULTA

(54) 3419-7199

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS
VENHA ATÉ NÓS

Entre em contato com nosso atendimento.